Como criar música com crianças (parte 3)
Nesse terceiro e último post da série, você vai entender como finalizar a composição de uma música junto das crianças. Você vai ver como criar música com crianças e entender que é super simples.
Eu mostro no vídeo que devemos seguir um método para composição da letra e que essa composição de letra será inevitavelmente mexida de acordo com a melodia criada. E verá que a própria melodia também se transforma de acordo com a letra. Se transforma em ritmo e notas.
Eu crio no vídeo uma melodia na hora da gravação. Eu não tinha realmente uma melodia pronta para ser usada. Fiz como se fosse ao vivo e como eu faço quando vou compor uma música, seja sozinho seja com um grupo ou uma turminha de crianças numa aula ou numa festa.
E o método para fazer isso vem sendo explicado nos vídeos 1 (Como criar música com crianças parte 1) e 2 (Como criar música com crianças parte 2). Se você não assistiu a esses vídeos, sugiro fortemente que assista para compreender como funciona o processo desse vídeo 3 (Como criar música com crianças parte 3).
![](https://static.wixstatic.com/media/364d20_3d23dfc6be224344bacc55ea048dbd41~mv2_d_3097_1833_s_2.jpg/v1/fill/w_980,h_580,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/364d20_3d23dfc6be224344bacc55ea048dbd41~mv2_d_3097_1833_s_2.jpg)
Após a criação da letra (ainda não finalizada) você inicia a criação da melodia. É claro que você, se toca algum instrumento, poderá fazer uso desse recurso e utilizá-lo, seja ele melódico (que toca melodias. Ex. Flauta, Saxofone, etc), harmônico (que toca a harmonia, ou acompanhamento. Ex. Violão, Piano, Acordeon, Cavaquinho, etc) ou percussivo (ganzá, chocalho, tambor, etc.).
Eu dei o exemplo fazendo apenas com a voz e uma percussão de improviso na prancheta com a caneta, pra mostrar que é possível sim se compor uma rápida e simples melodia e brincar e dançar e se divertir com as crianças (como eu faço nas festas e nas aulas onde uso essa prática).
Em uma aula, você pode se programar e usar de mais tempo para elaborar a música, sempre junto da criançada. Você sendo o facilitador, o organizador da brincadeira. Deixe elas experimentarem livremente apenas tendo em vista o objetivo que é compor uma música com elas.
Isso, aliás, é super importante. É uma brincadeira mesmo, então todas as possibilidades e idéias, de texto, de letra, ou de música, são sempre super bem vindas!
Em uma festa ou numa brincadeira em casa, a letra deve ser bem reduzida e simplificada. No vídeo eu mesmo dei uma boa simplificada na letra pois corria o risco de ficar muito grande. Você vai ver como fazer.
A minha sugestão é sempre que a criança tenha algo em torno de 3 a 4 anos em diante. Claro que brincar com os pequenos que estão estruturando a fala pode ser também uma brincadeira super divertida, mas a faixa que eu sugiro é a que dá maiores retornos pois seu repertório de linguagem é, por motivos óbvios, mais extenso.
Bem, após essa explicação, só me resta te convidar a se divertir assistindo ao vídeo e praticando com a criançada (ou a criança, seu filho, sua filha...). Deixe depois seu comentário, sua sugestão!
Se não assistiu aos vídeos anteriores, assista clicando nos links abaixo:
ps. se quiser me contratar pra sua festa de aniversário no Rio de Janeiro é só mandar um WhatsApp (21)997997404 que eu te respondo, ok? Faça um orçamento comigo, sem compromisso, ou mesmo ligue pra mim pra conversar sobre a festa. Um abraço, Fabão.
===================================
► CURTA MINHA FAN PAGE NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
► VISITE MEU SITE MINHAS COMPOSIÇÕES INFANTIS CLICANDO AQUI
► CONFIRA O QUE TOCO NAS FESTAS DE ANIVERSÁRIO CLICANDO AQUI
► SAIBA OS TIPOS DE FESTAS QUE EU FAÇO CLICANDO AQUI