top of page

Música e movimento para educação infantil

Quero te propor uma atividade de música e movimento para educação infantil, para crianças de 4 a 7 anos: fazer uma experimentação com as crianças entre sons executados e movimentação corporal.

Apenas para iniciar a atividade você pode tocar um instrumento de acompanhamento, pode ser um violão (se você não toca violão, pode usar outro instrumento como acordeon, teclado, ukulele, cavaquinho... Se não, vá somente com a sua voz mesmo... Vai dar certo!).

Você pode começar cantando uma música bem conhecida como uma cantiga folclórica.

"Ciranda Cirandinha", por exemplo...

Após isso, vamos convidar as crianças a se movimentarem à vontade pelo espaço onde a atividade está se dando, ao som de uma música bem conhecida delas, que pode ser "Pula pulguinha".

Com essa música divertida, podemos começar a apresentar os instrumentos de percussão que podem ser chocalho, triângulo, tambor, os que você tiver à disposição.

"Vamos brincar de andar de acordo com o som do instrumento que eu vou tocar? Eu vou tocar e vocês vão se mexer, andar, dançar, acompanhando as batidas! Quando eu tocar, vocês param de andar também, congelam feito estátuas!".

Aí você deve tocar com ritmo regular com uma pulsação regular. Quando você toca as crianças se movimentam, quando você para de tocar elas viram estátuas.

Depois de alguns minutos brincando, nova instrução:

"Quando eu tocar devagar o tambor, vocês andam bem devagar, e quando eu tocar depressa, vocês correm".

Essa brincadeira é bastante movimentada e é neste momento que estamos no ápice das nossas atividades musicais/corporais. Devemos então mudar o instrumento e ativar o reconhecimento das texturas musicais, do timbre do próximo instrumento por proximidade. Você pode tocar uma música que fale de cobra ou de sapo ("o sapo não lava o pé"). Ou simplesmente brincar com as palavras "cobra" e "sapo" ritmicamente, inventando ritmos...

Usaremos o chocalho (pode ser um ganzá) para todos virarem cobras se arrastando pelo chão.

Quando forem tocados os pratos todos começam a pular como sapos. Esse reconhecimento dos timbres associados aos movimentos dos animais é super legal pois lida de maneira lúdica e divertida com a percepção auditiva dos tipos e qualidades de sons, os timbres.

Ao final, pode ser tocada com as crianças sentadas ou deitadas, uma canção mais calma para um retorno a um nivel de energia mais contemplativo e com menos pique. A sugestão pode ser a música "Dorme a cidade" de Chico Buarque, da peça "Os saltimbancos".

Essa atividade foi inspirada no livro "Atividades musicais" publicação do CECIP e Instituto Dynamo - 2015

***

Quer brincar de "Escravos de Jó"? Clique AQUI e eu te ensino!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page