Dança das cadeiras musical
Quem já não brincou de Dança das cadeiras?
Talvez, hoje em dia, muitas crianças!
Essa é uma brincadeira que sempre fez muitissimo sucesso entre as crianças!
Estimula a atenção no jogo, nas regras do jogo, na percepção sonora e musical, além de também saber estruturar a importância mais que tudo de se participar do jogo: Como só um ganha, não há como a maioria não aprender a participar e, é claro, saber perder!
Como funciona
Para quem não conhece, a dança das cadeiras pode ser feita com cadeiras mas também pode ser feita com banquinhos, almofadas, ou até mesmo com marcações de giz feitas no chão, o que importa é a brincadeira acontecer, todos participarem e se divertirem.
Um número determinado de crianças gira em torno das cadeiras (vamos considerar que são cadeiras, certo?), enquanto o número de cadeiras é sempre inferior em uma unidade ao número de crianças.
Se são 5 crianças, são 4 cadeiras. Se são 7 crianças, são necessárias 6 cadeiras, e assim sucessivamente.
É necessário que seja explicada a brincadeira antes, para que todos saibam como funcionam as regras do jogo. Esse momento é muito importante.
![](https://static.wixstatic.com/media/364d20_ae20b0ce848b4fd1a558898e346b7471~mv2.png/v1/fill/w_526,h_370,al_c,q_85,enc_auto/364d20_ae20b0ce848b4fd1a558898e346b7471~mv2.png)
Um exemplo de explicação:
- "Temos 7 crianças e são 6 as cadeiras. Enquanto eu tocar a música vocês deverão girar em torno das cadeiras. Quando a música parar, procure a cadeira mais próxima e imediatamente sente!. Quem ficar de fora, vem pra banda tocar ou cantar comigo!".
É assim que eu brinco quando dou as minhas aulas ou mesmo faço essa brincadeira em festinhas de aniversário. A criança que sai vem tocar ou cantar comigo.
Retira-se uma cadeira e a dança recomeça, agora com a banda aumentando o número de componentes. Até o final onde só existirá uma cadeira e dois finalistas. O professor ou facilitador deverá escolher músicas conhecidas para que todos da "bandinha" possam cantar e tocar juntos e, inclusive saberem parar na hora que a música para. Veja como é divertido esse exemplo abaixo. A diferença é que, com o meu estilo de "dança das cadeiras" todo mundo se diverte, ou dançando na brincadeira ou tocando a música que rola ao vivo. Assista ao vídeo:
Crédito do vídeo: Colégio Álamo (Valinhos-SP)
Aqui no site eu tenho uma lista de canções bastante conhecidas para que você possa escolher. Estas canções são canções que eu toco em minhas festas e que as crianças adoram ouvir, dançar e cantar.
Para ver quais são estas canções, clique AQUI NESSE LINK.
Um abraço e boa diversão,
do Fabão conheça outras brincadeiras que eu ensino clicando nos links abaixo: