top of page

Como criar música com crianças (parte 1)

Como criar música com crianças (parte 1)

Eu sempre fui muito crédulo de que todo mundo pudesse criar musicas. Sempre acreditei nisso, não sei se porque eu mesmo, quando novo, gostasse de brincar de inventar minhas músicas próprias na flautinha doce que eu soprava, por vezes infernizando a vida de minha irmã, avós e vizinhos.

Eu tinha então meus 8, 9 anos e era assim que fazia: pegava a flauta e arriscava, inventava, por horas a fio e sem fim, melodias que vinham, fixavam-se, às vezes e iam embora. Eu não gravava, não tinha um gravador, não sabia escrever ou ler partitura, era apenas um exercício sem fim e delicioso de ver o tempo passar criando músicas soltas, experimentando melodias...

Foi assim que, agora já como músico compositor e professor, quando comecei a dar aulas de musicalização infantil, eu acabei intuindo como criar música com crianças. E estas eram, então, meus primeiros aluninhos.

E qual não foi minha surpresa... Eles adoraram! Inventavam letras, frases totalmente inesperadas para mim, um já então velho compositor. Essas frases e letras me sugeriam caminhos rítmicos novos, melodias inesperadas e... me revigoravam, me davam um pouco daquele viço necessário e que aos 50 anos de idade a gente corre sério risco de ver esgotado.

Nada disso! Foi por esse caminho que segui e adorei. Tornar turmas inteirinhas aluninhos-compositores! Foi então descobrindo como criar música com crianças que consegui atingir um grau bastante interessante de empatia com os alunos e com as crianças em geral, no processo de brincar.

Sim, porque nada mais é do que brincarmos, e brincarmos muito, o ato de compormos uma canção, uma melodia, uma letra de música. É um risco, é um arriscar, e, por isso, deve ser sempre brincado, lindo e leve.

Fizemos diversas músicas e ainda faço pequenas músicas quando sou chamado a tocar e musicalizar com grupos de crianças, onde os temas são sugeridos pelos pais, ou pelos professores regulares das escolinhas, ou mesmo são livres. Os temas podem ser livres, o bate-papo, a troca anterior à atividade (e já sendo a atividade) é um modo de "diapasar", de regular, de acertar os ponteiros entre mim, o facilitador e o grupo de crianças.

Uma folha de papel, uma caneta e a conversa rolando. Anota-se tudo e, quando menos se espera, está-se criando uma musica com as crianças! É mágico!

Nesse vídeo à seguir, eu mostro na prática, simulando algumas frases, como se inicia o processo. É bem simples fazer isso. Você não precisa ser professor, não precisa ser músico, não precisa ser compositor, porque, na verdade, você já é e pode não saber!

Assista ao vídeo abaixo e confira como criar música para crianças é possível. Essa técnica eu subdividi em 3 partes, logo são 3 vídeos. Esse é o primeiro. Assista abaixo.

Um abraço,

Fabão

ps. Se você tiver vontade de saber como construir um instrumento de brincadeira e fazer com uma criança, clique AQUI para fazer um violão de elástico ou AQUI para construir um ganzá de plástico!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page